Tipos De Grãos De Café: Conheça Cada Um Deles

Tipos De Grãos De Café: Conheça Cada Um Deles

Seja você um bom apreciador de cafés, ou apenas um brasileiro apaixonado pelo cafezinho do seu dia, temos certeza que você já sentiu sabores diferentes da bebida. Além dos aspectos como a torra, ou mesmo a proporção no preparo, os tipos de grãos café escolhidos são um elemento importante quando se trata do sabor.

Entender um pouco mais sobre os grãos de café, dará a você maior autonomia na hora de escolher o seu favorito e pode ser crucial ao se deparar com muitas escolhas. Afinal de contas, nada pior do que estar ansioso para o seu primeiro gole de café, e sentir que ele não atendeu às suas expectativas, não é mesmo?

Por isso, nosso material hoje irá te explicar um pouco mais sobre as diferenças entre os tipos de grãos de café – desde a sua cultura até o seu impacto no sabor. Vamos lá?

Tipos de grãos de café

Primeiramente, precisamos entender que antes da divisão entre os subtipos de cafés temos a separação entre as duas espécies de café. Essas espécies são os cafés Arábica e Robusta.

Vamos entender um pouco sobre cada uma dessas espécies e seus principais usos:

Café Arábica

Com origem na Eitópia, o café Arábica possui um sabor mais adocicado, sendo a espécie principal para a produção de cafés finos. Os cafés arábicas também possuem um teor de até 50% menos cafeína.

Uma das suas particularidades em relação à qualidade do café é em relação a altitude onde ele é cultivado. Em geral, a preferência é que seja sempre acima de 1.000m e, quanto mais alto, maior é a qualidade do grão.

Café Robusta (Conilon)

A segunda espécie é a Robusta, também conhecida como conilon. Seu sabor é mais amargo e sua produção busca por regiões mais quentes e úmidas.

Ao contrário do café arábica, o conilon pode ser produzido em regiões mais baixas, de até 600m de altitude. Junto a essa maior adaptabilidade, ele também é um café mais resistente a pragas.

Em geral, seu uso mais conhecido é para os cafés instantâneos. Por dar mais corpo e densidade ao café, ele também é um tipo de grão de café popular para blends e cafés espressos.

Os subtipos de grãos de cafés

Como falamos anteriormente, os cafés arábicas se dividem para a formação dos cafés mais finos. Vamos explorar um pouco sobre suas variações:

Café Bourbon

O café bourbon tem origem nas Ilha de Bourbon, atualmente conhecida como Ilha da Reunião, no Oceano Índico. Seu aroma traz notas de chocolate e frutas, sendo um café mais adocicado e com um sabor complexo.

Devido à sua tendência a mutações, o café bourbon possui diferentes variedades como o vermelho, amarelo ou o rosado.

Café Acaiá

Tornando-se um dos principais tipos de café, o Acaiá é uma variedade vinda da melhoria genética do bourbon. Seu nome tem origem indígena brasileira e sua planta é bastante conhecida pela sua robustez.

Quando falamos de seu sabores e aromas, temos aqui um café equilibrado e suave, com notas doces porém ainda um toque de acidez.

Café Catuaí

O café do tipo catuaí foi desenvolvido no Brasil pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) na década de 1970, sendo o resultado do cruzamento das variedades do tipo Novo Mundo e Caturra.

Este café é conhecido por um sabor rico e equilibrado, com boa doçura e acidez moderada. Suas notas podem variar de frutadas a mais próximas do chocolate, dependendo da região de cultivo e do processamento.

Suas principais variedades são a Vermelha e a Amarela, tendo uma facilidade de adaptação e se tornando um café bastante comum entre os produtores.

Café Geisha

O café geisha surgiu na Etiópia, na região de Gesha, de onde vem seu nome. Porém seu sucesso foi estabelecido em 2004, ao ganhar o prêmio Best Of Panama, mais de 40 anos após sua introdução no país.

Este tipo de grão de café é geralmente produzido em maiores altitudes e é mais suscetível a pragas, precisando de um cultivo com maior atenção e cuidado.

Seu sabor é descrito como complexo e delicado, com notas florais e frutadas, com foco em frutas tropicais. Apesar de sua acidez, ele possui uma doçura notável.

Café Kona

O café Kona prospera no ambiente único de Kona, que é caracterizado por manhãs ensolaradas, tardes nubladas e chuvosas, noites frescas e solo vulcânico rico.

Seu sabor suave e equilibrado conta com uma acidez moderada, conquistando muitos apreciadores de café. Este tipo de grão de café produz uma bebida com notas de nozes e frutas, podendo também conter notas caramelizadas ou de especiarias.

Enquanto isso, seu aroma pode variar de acordo com a fazenda onde é produzido, indo de floral a um aroma mais frutado.

O café Kona é um dos cafés mais famosos e respeitados do mundo, conhecido por sua alta qualidade e sabor distinto.

Conclusão

Olhando para os principais tipos de grãos de café, podemos perceber que mudanças sutis formam experiências completamente diferentes para quem aprecia a bebida. Inclusive, cafés diferenciados podem ser uma excelente escolha como presente para amantes de café!

Estar atento às notas de cada sabor e compreender o grão que você está consumindo são fatores que farão com que cada gole se torne um momento único e diferenciado. Que tal contar pra gente se você já tem um favorito ou qual pretende provar em seguida?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags

Café arábica Café conilon Café robusta

Samantha Verhaeg

Samantha Verhaeg

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.